Sunday, February 18, 2007

DEMI II

Tal como o Primeiro-Ministro afirmou no debate mensal na Assembleia da República sobre Ensino Superior, em 21 de Dezembro p.p., o «sistema de governo das instituições … está nitidamente esgotado e …, em muitos casos, não tem gerado nem a abertura, nem a liderança, nem a gestão adequadas». Incluído nesta afirmação está o DEMI e, por isso, é oportuno propor uma reformulação do respectivo regulamento que agilize a sua estrutura e reduza o efectivo da Comissão Coordenadora.

Com um número muito menor de docentes envolvidos, diminuem os custos de gestão e a entropia do sistema, libertando docentes para as tarefas para as quais estão mais vocacionados: o ensino e a investigação. Os Coordenadores das Secções dispõem de uma pequena equipa que facilita a delegação de tarefas, assegurando a participação de todos os docentes. Esta participação é uma oportunidade para o desenvolvimento de competências que assegura uma base de continuidade nas transições de coordenação.

É substancialmente reduzido o número de casos em que os docentes são chamados a pronunciar-se sobre assuntos que não são da sua área científica e dos quais têm conhecimentos e competências mais limitadas. Diminui, consequentemente, a oportunidade das decisões serem influenciadas por factores exógenos, estranhos aos superiores interesses institucionais.

A estrutura interna do Departamento passa a basear-se nas duas áreas científicas de Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, às quais corresponderão Secções com as mesmas designações. Nas Secções funcionarão Comissão Coordenadoras constituídas pelo Coordenador e por Professores, um por cada grupo de disciplinas da área científica.

A redução do número de membros da Comissão Coordenadora, de oito para três, corresponde a uma economia substancial de mais de 60 por cento. Com praticamente o mesmo número de alunos e de doutorados em cada uma das duas Secções, a estrutura do Departamento fica mais equilibrada.

DEMI II – Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial Industrial Industrial

0 Comments:

Post a Comment

<< Home